Notícias

Arquitetura e decoração  | 22/06/2011 16h17min

Pinte sua casa de praia com as cores que estão em alta em 2011

Tendências do ano são mais simples e revelam sintonia com a natureza

O ano de 2011 é, de um modo geral, mais simplista, quando o assunto são as cores para pintura da casa de praia. O objetivo é estabelecer uma ligação mais forte entre a natureza, casa e o cotidiano, de modo em que tudo esteja em uma harmonia perfeita. Veja o que é tendência em cores para a casa de praia neste ano.

De acordo com a decoradora e proprietária do Lucitá Ambientes, Stefany Soraire, o ideal é que, em 2011, as casas de praia apareçam com tons claros, como os pastel, o terra e o mostarda. Ela também tem observado que uma outra tendência que está saindo de moda é o destaque das esquadrias. Ou seja, aberturas coloridas? Não neste ano.

Cores mais fortes como o azul turquesa e o verde deixam de estar no lado de fora e passam a ser mais exploradas nas paredes internas da casa. “Esse ano é tendência criar uma harmonia com a natureza. Então o jardim, por exemplo, tende a ‘complementar’ a pintura da casa. Além disso, também se pode explorar um pouco mais as texturas nas fachadas”, afirmou a decoradora.

Segundo a arquiteta Claudia Casaccia, as cores escuras no lado externo duram menos na praia e dificultam ainda mais a manutenção. Cores com brilho estão foram de moda, mesmo que elas sejam mais resistentes à maresia. Então, a preferência mesmo são as cores claras e foscas. Já no interior não há regras. “As pessoas tem pedido muito para o interior marrom, ocre e cinza”, completou.

Opções de tintas para a casa da praia

Depois de saber quais as cores que estão em alta para a pintura da casa de praia, chegou a hora de prestar bem atenção no tipo de tinta mais resistente ao sol, vento, chuva e maresia. No mercado existem tintas próprias para o litoral, mas fique alerta, pois é importante que elas sejam aplicadas em paredes tratadas com um fundo preparador, que deixa a superfície mais uniforme para absorver a tinta. Se sua casa já está pedindo uma nova pintura, não deixe de conferir essas dicas antes de escolher a tinta.

Tinta emborrachada

A tinta emborrachada é uma ótima opção para quem quer bastante resistência nas paredes externas da casa de praia. O produto, quando aplicado, forma uma película impermeável, que pode cobrir algumas imperfeições. Com acabamento fosco de alta resistência, o produto pode ser utilizado em casas de alvenaria, tijolo à vista e fibrocimento, pois acompanha a dilatação e retratação da parede e protege contra o sol, a chuva e a maresia.

Tinta acrílica

A tinta acrílica também oferece maior resistência à maresia, às chuvas e grande durabilidade. Esse tipo de tinta é feita a base de água, o que facilita a aplicação e faz com que a secagem seja mais rápida. Tanto a emborrachada como a acrílica são um pouco mais caras que as tintas tradicionais, mas têm a vantagem de serem mais duráveis. Elas vêm na cor branca e podem ser customizadas de acordo com as cores disponíveis nos catálogos das lojas de tintas.

Verniz e cal

De acordo com o proprietário da LR Pinturas, Lucio Rezende Braun, o verniz e o cal não são boas escolhas para a praia. Ele afirmou que o cal é mais utilizado na pintura de muros, principalmente porque existem alguns que evitam a proliferação do mofo, mas para a parede da casa não é aconselhável. Já o verniz apresenta pouca resistência ao sol, que resseca a película, e à brisa do mar, apresentando sinais de desgaste em pouco tempo.

“O cal desbota facilmente e não cobre a parede com perfeição. É bom usar como “primeira mão” em casas recêm construídas, mas no geral não aconselho. E o verniz é bem comum descascar rapidamente, porque ele não é resistente. Para a praia o ideal mesmo é investir um pouco mais nessas tintas especiais para exteriores”, finalizou.

Leia mais
>> Imóvel planejado para o descanso
>> Projeto de interiores para a casa de praia
>> Deixe sua casa de praia mais charmosa
>> Casa com vista para o mar

HAGAH RS

Comente esta matéria

Mais Notícias

Aluguel por temporada  05/10/2011 16h09min
Check-list: veja o que verificar no imóvel antes de alugar para a temporada
Arquitetura e decoração  16/09/2011 11h34min
Abra a casa da praia e comece a se preparar para o verão
Arquitetura e decoração  01/09/2011 11h27min
Abra as janelas e prepare a casa para receber a primavera

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Minha área - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.